The obligatory post-Encontro de Web Design post

Note: this post is in Brazilian Portuguese. Its contents – in which I talk about a presentation I’ve given a couple of days ago – are only important for people who live in Brazil, and as such, I’m opening another exception and writing in my own language. Sorry, everybody else. If you want, there’s a translation here.

Voltei anteontem do 14º Encontro de Web Design (EWD), no Rio de Janeiro, e agora finalmente tenho tempo pra escrever um pouquinho sobre isso.

Sem ser muito redundante e repetindo só um pouco o que já foi dito por muitos dos participantes, foi um ótimo evento. Talvez algo possa ser reformulado, como colocar tempo para perguntas e respostas no final de cada palestra – evitando misturar muitos assuntos diferentes na mesa redonda final ou fragmentar a audiência – ou adicionar mais “tracks” simultâneos no futuro, mas, no geral, eu acho que o saldo foi bastante positivo. A Cristiane, a Adriana e todos os envolvidos merecem os parabéns pela organização.

14º Encontro de Webdesign - foto por Luís Ricardo

14º Encontro de Webdesign - foto por Luís Ricardo

Eu sou especialmente agradecido pela oportunidade de ter falado lá, ainda que acredite que o conteúdo da minha apresentação – que era mais focado em um aspecto do mercado de desenvolvimento – tenha sido menos um “convite para reflexão” do que as outras palestras, em especial a do Roberto Cassano (que realmente abriu meus olhos).

Agradeço também em especial ao Bruno Ribeiro e a toda sua família por terem me recebido super bem. Eles tiveram uma papel muito importante em fazer com que esta breve visita ao Rio tenha sido tão agradável como foi.

Agora ambos o EWD e o Encontro de TI fazem as malas e preparam-se para aportar na capital Paulista – no dia 25 de Abril, teremos os mesmos 14º EWD e 2º ETI em São Paulo. Eu vou estar lá dando a mesma palestra – ainda que um pouco reformulada, e falando mais devagar. 🙂

Esta também é a razão para ainda não disponibilizar o slideshow da minha apresentação ainda; ele estará no ar dia 25.

Até lá!

12 responses

  1. O aspecto citado no atigo tem relação com o mercado atual ou com o mercado futuro, dos desnenvolvedores? Como por exemplo a sua opinião de como vai ser ou se foi baseada em dados!

  2. O que falei no evento foi mais sobre como a coisa é agora. Algumas partes foram baseadas em dados (citando penetração de algumas tecnologias e browsers) mas mais falando da minha experiência (como e porque “Interfaces Ricas” são usadas). Não fiz nenhuma previsão pro futuro, só falei que provavelmente aconteceria uma fragmentação maior desse tipo de tecnologia já que tem coisas novas surgindo tipo Unity, JavaFX, Silverlight, HTML 5, etc.

    Enfim, poucos números, poucas adivinhações, mais relatos de cases pessoais.

  3. Essa denominação vem por causa do inglês “Rich Interfaces”. “Rich” aí é usado no sentido de rico em termos de recursos visuais – animação, vídeo – e sonoros. É quase um chavão, como “Multimídia” era a expressão da moda há uns 15 anos atrás, mas por enquanto o melhor modo de descrever.

  4. Olá Zeh, sou Flash Developer e conheço seu trabalho já a algum bom tempo (assim como mtos que trabalham com flash – acredito eu – tive o contato com seu nome pela primeira vez através do McTween).
    Moro em São Paulo, e dia 25 estarei no Centro de Convenções Amcham, para assistir sua palestra.

    Parabéns pelo seu trabalho, e até lá!

  5. E aí Zé, tudo bom?

    Olha que fato curioso. rs…
    Não sei porque, mas decidi procurar no google o meu nome, por curiosidade.

    Todos os resultados da pesquisa se referem a mim, inclusive este:

    “5D-NFO.ANS in maiden13.zip – Sixteen Colors ANSI Art and ASCII Art … – [ Traduzir esta página ]informations handle slayer dreams age 16 5d ohhh origins Brazil (Sao Paulo) i m tired real name Fernando de Plato skill ansi music reggae(Bob Shaggy) …
    sixteencolors.net/packs/1997/maiden13/5D-NFO.ANS.html – 11k – ”

    Uma velha e muito boa lembrança me veio a tona.

    Pesquisei mais afundo, e cheguei a baixar o “acid draw”. Kkk.. Eu não me contive… te falo que fiquei muito contente em ver todos aqueles desenhos com prefixo 5d, i3, Rs, Bb, E0, etc – aliás, baixei todos os zips e rars daqui mesmo – e re-lembrar um pouco daquele tempo bom, que não volta nunca mais! kkk.

    Tentei entrar no sixteencolors, mas não consegui. Então busquei “maiden brazil” no google. Não sabia desse poder do google. Me surpreendi ao conseguir informações de 10, 12 anos atrás, com apenas duas palavrinhas digitadas.

    Enfim, fiquei muito contente em te encontrar. Ainda mantém contato com o pessoal?

    Bom, estou no e-mail fernando.plato@metait.com.br, tbm no deplato.fernando@hotmail.com, ou fernando@aulasparticularessp.com.br.

    Aguardo sua resposta!!! Um grande abraço!!!

    PS: O link da pesquisa que eu fiz no google foi esse:

    “http://www.google.com/search?q=%22fernando+de+plato%22&sourceid=ie7&rls=com.microsoft:en-US&ie=utf8&oe=utf8”.

  6. Rapaz! Slayer Dreams! Que grande prazer! 🙂

    O Sixteen colors tem tudo, dá uma olhada lá depois se conseguir.

    Não tenho contato com muita gente dessa época. São só alguns poucos amigos que ainda mantenho porque são “de fora” da scene mesmo. O pessoal segue fazendo bastante coisa em ANSI, hoje em dia tem até terminal ANSI em Flash… etc…

  7. Nossa… achei um numero da Hysteria (mag) em um site. kkk… que loco!!!

    E voce, tem feito alguma coisa em ANSI? Sinceramente, achei que isso tudo havia morrido. E a Maiden, que fim levou!?

    abs!

  8. Cara, tudo isso tá online mesmo. Eu tenho aqui um DVD que é cópia de todo o antigo “FTP CD-ROM”, lembra? Tem todas essas mags, packs…

    Na verdade o treco tá e não tá morto. Não tem mais motivo de ser, mas o pessoal ainda faz às vezes. Tem um programa animal pra desenhar Ansi (Pablo Draw).. recentemente teve uma exposição nos EUA de telas Ansi… coisas meio nostálgicas mas que acontecem.

    Eu não ando fazendo meio por falta de tempo e motivo. Às vezes faço de zueira. Uma das versões anteriores desse site tinham um modelo ANSI, por exemplo… meu background antigo do Twitter era em Ansi.. etc.

    A Maiden Brazil ficou só no arquivo né. Tem até um pack pra sair algum dia (#17), porque ainda tem telas encalhadas que nunca foram lançadas. 🙂

    Mais sobre o grupo aqui, se você não viu antes: http://hosted.zeh.com.br/maiden/

  9. Er… Maiden Brazil? Bom, eu lembro! Eu era apenas um moleque na época que acessava o Lunatic Asylum porque gostava muito do pessoal. Lembro do rorshack e ele até fez um ANSI pro meu grupo que desenvolvia PPE (er… grupo de eu mesmo) chamado eXtreme. Meu nick na época era XCODER creio. Faz muito tempo mesmo. Desculpe trollar o post, mas vi os comentários e foi onde o Google me levou depois por procurar pelo meu passado, bizarramente. Abraço pra vocês! 🙂

Comments are closed.