Preparing the next talk… with a little help from my (online) friends

Note: this post is in Brazilian Portuguese. Its contents – in which I ask for suggestions about an upcoming presentation I’ll give – are only important for people who live in Brazil, and as such, I’m opening an exception and writing in my own language. Sorry, everybody else. If you want, there’s a translation here.

No próximo dia 28 de março, vou dar uma palestra no 14º Encontro de Webdesign, que acontece no Rio de Janeiro. O título da palestra é “Interfaces ricas como ferramenta de envolvimento do público” e vou falar sobre como interfaces “ricas” – Flash, hoje, mas não necessariamente, amanhã – são utilizadas, em especial pelo mercado publicitário, como parte de sua estratégia online através da geração de conteúdo pelo público. Vou falar sobre o lance todo do ponto de vista de um desenvolvedor, e mostrar alguns exemplos (meus e de terceiros) de como isso tudo acontece. É uma coisa meio sobre publicidade mesmo, uma visão da indústria pra indústria (nada sobre ativismo social ou coisa assim, só pra deixar claro). Não que eu seja um amante da publicidade, já que sou programador e vou falar mais da parte prática da coisa, mas enfim.

Bom, pegando carona neste post do Roberto Cassano, e até porque o evento está focado em redes sociais, queria perguntar pro público que pretende comparecer a este evento (ou, potencialmente, ao mesmo evento, em outras localidades) o que esperam da apresentação. Na verdade, já tenho a estrutura da apresentação planejada (introdução sobre a plataforma; contextualização e comparação com outras plataformas e utilização, problemas e vantagens; vários cases; detalhes técnicos como métricas), mas ainda existem tópicos que posso diminuir ou dar mais ênfase de modo a aproveitar melhor o tempo de apresentação (45 minutos) e até porque não vai ter rodada de perguntas imediatamente após a palestra (só mais tarde, numa mesa redonda).

Não vou fazer um form do Google Docs, mas queria perguntar o seguinte: tem algo específico que vocês querem ver explicado na palestra? Tem algum assunto, polêmico ou não, que vocês acham que precisa falar? Tem algo que precisa ser explicado? Vocês detestam Flash e precisam ver razão pra ele ser usado? Vocês adoram Flash e precisam ver razão pra ele não ser usado? (E quando falo “Flash”, eu me refiro também a plataformas de “interface rica” semelhantes – estou juntando Flash, SilverLight, JavaFX e etc no mesmo saco).

Pergunto isso pra todos, mas mais quem não trabalha especificamente na área de desenvolvimento Flash (ou semelhantes) mesmo. Imagino que o público da palestra seja um público mais misto, e às vezes a gente fica meio alienado quando falamos só com nossos pares, então fico curioso pra saber se tem algo que esqueci de colocar na minha estrutura.

Sei que as perguntas são bastante genéricas, mas enfim, fica aí o pedido. Respostas podem ser colocadas nos comentários do post, enviadas pro email zeh arroba zehfernando ponto com, enviadas via Twitter, etc etc. Comentários podem ser anônimos e críticos, mas tenho alergia a flames, então keep it beautiful. Valeu!